top of page
  • Foto do escritorDra. Marina Lino Vieira

Cuidados com a pele - as diferenças entre cada tipo

Ter uma rotina de cuidados com a pele é essencial para manter a saúde desse que é o maior órgão do corpo humano. Por isso hoje vamos falar sobre as características de cada tipo de pele, dos cuidados necessários e dos produtos recomendados, assim como do que evitar para ter sempre uma pele saudável e radiante.



Para ter um rosto lisinho e viçoso é muito importante conhecer os cuidados com a pele específicos para cada tipo. A pele é o maior órgão do corpo e precisa de cuidados especiais, para manter-se sempre saudável.


A pele do rosto é dividida em seis tipos: normal, seca, mista, sensível, oleosa e acneica. Cada tipo de pele precisa de cuidados específicos, já que fatores como genética, alterações hormonais, alimentação e humor podem influenciar na textura da pele.


Características de cada tipo de pele


Normal: A pele normal possui superfície lisa, poros fechados, costuma ser bem hidratada e tem boa elasticidade.


Seca: A pele seca costuma descamar com frequência, não produz oleosidade natural suficiente, por isso a pele seca tende a ser opaca e sem viço. Em temperaturas frias, o ressecamento fica ainda mais acentuado.


Mista: Apresenta pontos de oleosidade principalmente na conhecida zona T (testa, nariz e queixo) no restante do rosto pode ser normal ou seca.


Sensível: A pele sensível é muito delicada e mais predisposta a irritabilidade e alergias a cosméticos e fatores externos.


Oleosa: A pele oleosa possui poros mais abertos e produção sebácea excessiva, devido a oleosidade, é mais suscetível à proliferação de cravos e espinhas.


Acneica: Pele extremamente oleosa, com protuberâncias, cravos e espinhas. Geralmente também possui manchas e cicatrizes de acnes.



Cuidados com a pele de cada tipo


Normal: É o tipo de pele mais fácil de tratar, mas ainda assim exige cuidados. É recomendado o uso de sabonetes neutros, que não retiram a oleosidade natural da pele. Na hora de hidratar, prefira os hidratantes de óleo. Produtos em creme e séruns são bem aceitos na pele normal.


Seca: A pele seca requer uma dose extra de hidratação, então hidratantes em creme são recomendados. Por causa da sensibilidade causada pelo ressecamento, evite produtos que contenham álcool e ácido salicílico, pois estes componentes ressecam a pele. Utilize um sabonete de limpeza suave e abuse de produtos com ácido hialurônico. Não tome banho com a água muito quente para não ressecar ainda mais a pele.


Mista: A pele mista necessita de cuidados especiais. Utilize sabonetes do tipo syndet, que limpam sem agredir. Fuja de hidratantes com óleo, para não agravar a oleosidade da zona T. Invista em produtos leves e com formulação em gel.


Sensível: Produtos com água termal são ótimos aliados da pele sensível, pois aliviam a irritação. Use sabonete indicado para peles sensíveis. Evite produtos com álcool e componentes agressivos. Aposte em hidratantes com ingredientes naturais e calmantes.


Oleosa e acneica: Por produzir oleosidade em excesso, a pele oleosa requer cuidados específicos para não aumentar a produção sebácea e o surgimento de acnes.

Aposte em produtos oil free (livre de óleo) e com ação adstringente. Cosméticos com efeito mate e em gel são os mais indicados.


O uso do filtro solar diariamente é recomendado para todos os tipos de pele, independentemente da idade. A exposição à radiação ultravioleta (UV) pode acarretar manchas, pintas, sardas, envelhecimento precoce e até câncer de pele.


Todos os tipos de pele precisam de cuidados específicos e o dermatologista é o profissional mais indicado para avaliar o seu tipo de pele e receitar os melhores cosméticos, procedimentos e, se necessário, tratamento.


Uma pele saudável começa de dentro para fora e apenas o dermatologista é capaz de avaliar todos os fatores que podem estar causando um desequilíbrio na sua pele. Por isso, caso tenha algum problema na sua pele, não faça uso de produtos recomendados na internet, receitados para conhecidos ou receitas caseiras.


Cada pessoa precisa de uma rotina de skincare diferente e o uso de produtos inadequados para o seu tipo de pele pode causar problemas e irritações indesejados.


Caso tenha alguma dúvida em relação à sua pele ou esteja à procura um tratamento individual e personalizado, agende uma consulta com a Dra. Marina Lino, médica dermatologista pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).


 

Marque hoje mesmo uma consulta com a Dra. Marina Lino através do número (11) 91007-4004 no Centro Terapêutico AKTA Liv.


 

Leia mais no blog:


Conheça a Dra. Marina Lino clicando no link abaixo.



44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page