top of page
  • Foto do escritorIngols Digital Brasil

Psoríase: Dicas Práticas de Qualidade de Vida

Hoje vamos falar sobre a psoríase, uma doença dermatológica que afeta não apenas o aspecto físico e de saúde do paciente, mas também o seu emocional. É por isso que hoje eu trago pra vocês algumas dicas práticas para quem convive com a psoríase.


psoriase pode melhorar com mudanças de estilo de vida

A psoríase é uma doença inflamatória multifatorial comum em dermatologia. Um estudo qualitativo com 81 pacientes revelou que a qualidade de vida está relacionada ao bem-estar, felicidade, lazer, alimentação saudável e estabilidade financeira.

No entanto, os sintomas da doença, restrições sociais e de vestuário, a limitação das atividades profissionais e a falta de cura afetam negativamente a percepção dos pacientes que convivem com a doença.

Para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com psoríase, é importante aumentar a conscientização pública, reduzir o estigma social e o estresse, aceitar a doença e oferecer cuidados multidisciplinares.

Não é exagero afirmar que a qualidade de vida é um dos objetivos de todos, por isso, é essencial oferecer dicas práticas para ajudar os pacientes de psoríase a lidar com essa condição e viver melhor.


Impacto da psoríase na qualidade de vida dos pacientes

Mulher com psoriase em sinal de sofrimento

A psoríase tem um impacto negativo significativo na qualidade de vida dos pacientes. De acordo com a National Psoriasis Foundation nos EUA, cerca de 75% dos pacientes acreditam que a psoríase afeta de moderada a fortemente a sua qualidade de vida, causando alterações em suas atividades diárias.


Além disso, os pacientes relatam que os efeitos físicos e emocionais da psoríase têm grande impacto negativo no seu local de trabalho. Por este motivo o absenteísmo é um problema maior para pessoas que sofrem de psoríase do que para seus colegas sem a doença.


Além dos efeitos físicos, a psoríase também pode afetar a imagem corporal e a autoestima dos pacientes, levando a que se sintam estigmatizados, envergonhados e constrangidos à sua aparência. Isso muitas vezes é acompanhado pela percepção de que estão sendo constantemente julgados pelos outros com base em sua aparência.


Estudos que mostram que todos esses fatores contribuem para uma relação recíproca entre a psoríase e a depressão. É importante, portanto, que sejam oferecidas aos pacientes dicas práticas para lidar com essas questões e ajudá-los a melhorar sua qualidade de vida.


Dicas de estilo de vida para quem vive com psoríase

Quando se trata dos cuidados com pacientes que vivem com psoríase, siga sempre a orientação dos profissionais de saúde que te acompanham. Mas dentro dos cuidados com o estilo de vida que você pode conversar com o seu médico, estão:

Dieta saudável

A American Academy of Dermatology Association (AAD) relata que a dieta mediterrânea pode reduzir a gravidade da psoríase. Essa dieta anti-inflamatória é rica em frutas, vegetais, grãos integrais, nozes, azeite e peixes gordurosos.


Parar de fumar

O tabagismo aumenta o risco e agravamento da psoríase e pode diminuir a eficácia do tratamento. Além disso, manter um peso moderado pode reduzir a frequência de crises e aumentar a eficácia dos medicamentos.


Evitar o consumo excessivo de álcool

O consumo de álcool pode desencadear ou piorar a psoríase. No entanto, é necessária mais pesquisa para determinar a quantidade de álcool que pode causar efeitos negativos.


Reduzir o estresse

O estresse muitas vezes desencadeia crises de psoríase. Estratégias para reduzir o estresse, como meditação, exercícios e respiração profunda, podem ajudar a reduzir a frequência ou a gravidade das crises.


Manter uma rotina de exercícios

Verifique com seu médico antes de iniciar um programa de exercícios, mas a maioria das pessoas com psoríase saudável pode se beneficiar da atividade física regular.


Buscar suporte através de grupos de apoio ou profissionais de saúde mental

Isso pode ajudar a gerenciar melhor a saúde mental, já que a psoríase pode afetar a saúde mental e aumentar o risco de condições como ansiedade e depressão. Lembre-se de visitar regularmente um médico para prescrever medicamentos e tratamentos que possam ajudar a controlar os sintomas e gerenciar a condição.


É importante lembrar que as mudanças no estilo de vida podem ajudar a controlar a psoríase e melhorar a qualidade de vida. Como profissional de saúde, é importante fornecer dicas práticas e estratégias de apoio para ajudar pacientes a gerenciar a doença.

Autocuidado é necessário para viver melhor

Autocuidado é essencial para quem vive com psoríase

Se o autocuidado é importante para todas as pessoas, ele é essencial para pacientes que sofrem com psoríase. Por isso, além de mudanças no estilo de vida, ações de autocuidado também são importantes para melhorar a qualidade de vida de quem sofre de psoríase.


Vamos ver algumas ações de autocuidado que podem te ajudar:


Cuidados com a pele A pele ressecada é uma das principais características da psoríase e pode facilmente se irritar. Por isso, algumas medidas podem ser tomadas para evitar o ressecamento e irritação, como tomar banhos curtos e mornos em vez de banhos longos e quentes, além de utilizar um sabonete hidratante adequado para peles sensíveis. Após o banho ou banho de chuveiro, é importante aplicar um hidratante sem fragrância para manter a pele hidratada e evitar a coceira e descamação.


Cuidados com o cabelo Se o couro cabeludo for afetado pela psoríase, pode se tornar seco e irritado. Medidas para prevenir surtos no couro cabeludo incluem ser gentil ao escovar ou pentear o cabelo, evitar penteados apertados, limitar o uso de rolos quentes ou babyliss quando os sintomas estão piores e evitar o uso de corantes, relaxantes e permanentes quando os sintomas estão piores.

Cuidados com as unhas Quando a psoríase afeta as unhas, algumas medidas podem protegê-las de lesões. Manter as unhas curtas e evitar empurrar as cutículas é uma das recomendações importantes. Também é importante evitar roer as unhas ou aplicar unhas artificiais. Quando se faz trabalho manual, como lavar louça ou fazer trabalhos de jardinagem, usar luvas pode ser útil para proteger as unhas.

Alívio da coceira A coceira persistente é um dos sintomas mais incômodos da psoríase. Para aliviar essa coceira, existem algumas medidas que podem ser tomadas. Uma das principais é procurar tratamento médico para a psoríase. É importante também remover as escamas com medicamentos, como o ácido salicílico, e evitar coçar a pele. Utilizar produtos com ingredientes como cânfora ou mentol pode ajudar a aliviar a coceira. Produtos com alcatrão de carvão também podem ser eficazes para tratar a psoríase no couro cabeludo e nas placas.

Escolha bem suas roupas Qualquer coisa que entre em contato com a pele pode irritar a psoríase. Por isso, recomenda-se usar roupas folgadas, especialmente durante os surtos, para evitar a irritação. Também é aconselhável evitar roupas que apertem, como cinturas elásticas, meias-calças e meias. Além disso, é importante escolher roupas feitas com materiais macios e respiráveis para ajudar a reduzir a irritação na pele.

Melhorar a qualidade de vida do paciente de psoríase é essencial

A psoríase pode ser uma doença desafiadora para quem convive com essa condição. No entanto, além dos cuidados médicos para gerenciar a doença, existem ainda medidas que podem ser adotadas para promover uma boa qualidade de vida.


Algumas estratégias eficazes incluem adotar uma dieta equilibrada, praticar exercícios regulares, cuidar da pele, cabelos e unhas, além de participar de grupos de apoio e buscar ajuda profissional para tratar a psoríase.


É importante lembrar que as melhores estratégias podem variar entre as pessoas, sendo necessário encontrar aquelas que melhor se adaptam às necessidades individuais. E se você estiver em buscar de uma dermatologista para te acompanhar nessa trajetória, agende já uma consulta comigo.





Caso queira a minha ajuda, ficarei feliz em cuidar de você e da sua família. Entre em contato com a minha equipe e agende uma consulta presencial ou por telemedicina.




41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page