MOLUSCO CONTAGIOSO

Molusco Contagioso é uma infecção causada por um vírus que causa pequenas pápulas cor da pele (bolinhas), com uma depressão central muito característica. É mais comum em crianças pequenas, mas pode ocorrer em qualquer faixa etária. Também é comum em pessoas com doenças que comprometem a imunidade.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, pelo contato da pele com outra, por meio de objetos contaminados ou por autoinoculação (ou seja, a infecção ocorre com um vírus existente no próprio corpo do indivíduo). A incidência do molusco contagioso parece ser duas vezes maior em crianças que frequentam a piscina, apontando para o fato da água ser outro fator de disseminação. A temperatura da água parece ser um ponto facilitador, como piscina aquecida, spas, banheiras.

O vírus afeta apenas a pele, ou seja, o paciente não apresenta febre ou queda do estado geral. O vírus fica alojado nas camadas mais superficiais da epiderme, e desta forma o sistema imune demora muito para identificar o vírus como estranho e as lesões de molusco podem permanecer na pele de semanas a anos, mesmo em pacientes saudáveis. Durante esse período o paciente pode apresentar novas infecções em outros locais da pele ou transmitir para outras pessoas. O  tratamento é indicado para evitar que as lesões se espalhem ou que seja transmitido para outras pessoas.

Podem ocorrer algumas lesões a centenas (especialmente em crianças com pele seca e dermatite atópica). As lesões geralmente são assintomáticas, porém podem coçar ou doer se a criança manipular.

Em geral o tratamento mais indicado e efetivo é a remoção manual das lesões (ex: curetagem sob anestesia tópica), mas em alguns casos podem ser utilizadas medicações tópicas. A escolha do tratamento vai depender do número de lesões, localização e idade do paciente.