HEMANGIOMA DA INFÂNCIA

O hemangioma da infância é um tumor vascular (e benigno!) muito comum na infância.

 

Caracteriza-se por uma tumoração avermelhada ou arroxeada, que aparece nas primeiras semanas de vida, em geral até o final do primeiro mês. Não está presente ao nascimento, mas no local pode haver uma mancha plana clara (anêmica), avermelhada ou arroxeada.

 

Quando há lesão arroxeada/avermelhada presente ao nascimento, pode tratar-se de hemangioma congênito (pode regredir ou não) ou malformação vascular ou linfática (nesses casos não é comum a regressão espontânea).

É mais comum no sexo feminino, em bebês prematuros, especialmente nos de muito baixo peso (abaixo de 1.000 gramas). Apresenta um crescimento intenso nos primeiros 12 meses de vida e após, regride espontaneamente até os 7 anos de idade. Entretanto, mesmo apresentando regressão espontânea, pode deixar marcas e cicatrizes importantes.

O tratamento é necessário em muitos casos, especialmente nos hemangiomas grandes e próximos a orifícios (como nariz, boca, olhos, orelha, região genital). Também pode ser necessário por razões estéticas, como na face. Pode ser realizado com medicação oral ou tópica, mas é preciso pressa: o ideal é tratar logo nos primeiros meses de vida. Com o passar dos meses a eficácia diminui!

hemangioma_da_infância_texto
hemangioma_da_infância_texto

press to zoom
hemangioma_da_infância_capa
hemangioma_da_infância_capa

press to zoom
hemangioma_da_infância_texto
hemangioma_da_infância_texto

press to zoom