PEELING

Peeling significa descamação da pele. No caso do peeling químico, a eliminação das camadas externas da pele é induzida pela aplicação de substâncias químicas. Há vários benefícios, inclusive de estímulo de colágeno com melhora firmeza e viço da pele.Vários ácidos podem ser usados para os peelings, como ácido retinóico, ácido lático, ácido kójico, ácido tricloroacético, ácido glicólico, fenol, entre outros.

Os benefícios do peeling dependem do tipo de substância e a camada da pele atingida.

Peeling superficial: causa uma descamação fina da pele. Leva a uma uniformização e melhora da textura da pele, clareamento de manchas (inclusive do melasma), melhora da acne. É o peeling mais utilizado, pois resulta em uma descamação discreta e que dura em torno de 5 dias.

 

Geralmente a pele começa a descamar após 2 dias e fica pouco vermelha e com ardência leve. Em uma semana a pele está recuperada.

Peeling médio: causa uma descamação mais intensa da pele. É o tipo de peeling indicado para cicatrizes de acne e rugas. O peeling médio demora mais para descamar, costuma deixar áreas de descamação mais grossas. Começa a descamar em torno de 7 dias e deixa o rosto bem mais vermelho. A pele costuma voltar ao normal após cerca de 1 mês.

Peeling profundo: é um tipo de peeling mais agressivo que geralmente é realizado sob anestesia. É indicado para pacientes com rugas profundas, fotodano importante (manchas, cicatrizes causadas pelo sol). O peeling profundo normalmente é realizado em ambiente com sedação, pois costuma ser um procedimento doloroso e tem recuperação mais lenta.

 

Quais cuidados devemos ter após realizar peeling? Os cuidados básicos após o peeling são iguais para todos os procedimentos, porém mais intensos no caso dos peelings médio e profundo.

Durante o período pós-peeling (no caso do superficial em torno de 7 dias), não utilizar os produtos de cuidado diário como sabonetes anti-oleosidade, ácidos. Estes só devem ser utilizados quando a pele estiver recuperada.

  1. Limpeza suave: usar sabonete suave/neutro.

  2. Hidratação: usar um hidratante potente, indicado pelo profissional. Cuidado com alguns hidratantes que podem estimular acne (comedogênicos)

  3. Água termal: muito útil para melhorar os sintomas de ardência, vermelhidão e coceira.

  4. Proteção solar: não apenas utilizar protetor solar, que é fundamental, mas também evitar exposição solar direta, usar óculos solar e boné/chapéu, guarda-chuva com proteção UV. Enfim, deve-se evitar ao máximo a radiação solar, uma vez que a pele estará vermelha e sensível, muito propensa para queimaduras e piora das manchas.

  5. Não puxar ou retirar manualmente a pele que está descamando.

peeling 1
peeling 1

press to zoom
peeling 2
peeling 2

press to zoom
peeling 1
peeling 1

press to zoom