MELASMA

Melasma é uma afecção muito frequente no Brasil, especialmente nas mulheres. É um quadro caracterizado por manchas acastanhadas, mais ou menos intensas, de limites irregulares, que surge principalmente na região das bochechas, testa e buço. Mas raramente também pode surgir nos braços, colo.

           

Há várias causas, mas o principal “vilão” é a luz (o sol e também a luz visível emitida pelos eletrônicos, lâmpadas). Além disso: sexo feminino (em 10 pessoas com melasma 9 são mulheres), gestação, anticoncepcionais e terapia de reposição hormonal, genética, áreas de alta incidência de raios ultravioletas.

 

O tratamento baseia-se principalmente na proteção solar e agentes despigmentantes. No melasma é importante usar protetor solar com cor (ou uso de base sobre o protetor solar sem cor) e no caso de ambiente fechado, reaplicar de 4/4 horas. Além disso, é importante saber que não é apenas o rosto que deve ficar protegido, o corpo também! Quando pegamos sol no corpo, os melanócitos do rosto também “respondem” e assim piora o melasma. Não há tratamento que melhore o melasma sem uso de protetor solar diário, chapéu e outros tipos de proteção como roupas com proteção UV se exposição solar maior.

           

Além do protetor solar, durante a consulta será prescrito um ou mais cremes de uso tópico: Clareadores como a hidroquinona e ácido kójico; Ácidos como ácido retinóico, alfa-hidroxiácidos; vitamina C com ação antioxidante e fotoprotetora

           

Também podem ser usados medicações orais como antioxidantes.

Para os pacientes que não apresentam melhora satisfatória com os tratamentos domiciliares podem ser indicados procedimentos como peeling superficial, microagulhamento e MMP®️ (microinfusão de medicamentos na pele). No caso do melasma, todos os procedimentos devem ser leves e realizados em várias sessões. Uma vez que qualquer coisa que irrite o rosto ou deixe inflamação pode piorar as manchas.

melasma 1
melasma 1

press to zoom
melasma 2
melasma 2

press to zoom
melasma 3
melasma 3

press to zoom
melasma 1
melasma 1

press to zoom