DERMATITE SEBORREICA

A dermatite seborreica é uma inflamação da pele mais conhecida como caspa, e pode ocorrer em diversos locais da pele, não apenas no couro cabeludo. É muito comum e atinge cerca de 5% da população. Ocorre por uma propensão pessoal como resposta à um fungo que todos temos na pele, chamado Malassezia spp.

           

Os locais de preferência são os que possuem grande quantidade de glândulas sebáceas, como na face (principalmente testa, sobrancelha, nariz e região ao redor do nariz, orelhas, bigode e barba), região central do tórax, costas e ainda nas axilas e virilhas. Também é comum em bebês pequenos nos primeiros meses de vida, principalmente couro cabeludo e face.

 

No bebê é comum surgir nos primeiros meses de vida (conhecido como crosta láctea) e persistir até 6 meses a 1 ano de idade. Aparece como "escamas graxentas" e amareladas. Nesses casos, orientamos lavar o couro cabeludo e com as crostas amolecidas retirar suavemente com escova própria para a idade. Geralmente não é necessário tratar com medicação. Também pode ocorrer dermatite seborreica na áreas de fraldas. Neste caso é importante consultar o dermatologista, uma vez que várias outras condições podem afetar essa área, como a própria dermatite de fraldas que é mais comum e conhecida como “assadura”.

           

Já nos adolescentes e adultos a dermatite seborreica costuma ser mais persistente, com períodos de piora como uso de água quente, estresse, uso de bonés ou chapéus, tabagismo, bebidas alcoólicas entre outros fatores. Nestes casos é recomendado o uso de shampoos anti-caspa e para outros locais o tratamento pode ser feito com antifúngicos tópicos ou corticosteroides que serão indicados em consulta conforme a gravidade do quadro e avaliação da pele.

dermatite seborreica 1
dermatite seborreica 1

press to zoom
dermatite seborreica 2
dermatite seborreica 2

press to zoom
dermatite seborreica 3
dermatite seborreica 3

press to zoom
dermatite seborreica 1
dermatite seborreica 1

press to zoom