NEVO MELANOCÍTICO

Os nevos melanocíticos são popularmente conhecidos como “sinais”. São neoplasias benignas com origem em uma célula chamada de célula névica, que é um melanócito modificado. Os melanócitos são células que produzem a melanina, ou seja, o pigmento que dá cor à pele.

           

O aparecimento dos nevos está relacionado à idade, raça e possivelmente a  fatores genéticos e ambientais. Poucos nevos estão presentes na infância, mas há um aumento no número com pico até a 3a década e após essa idade há desaparecimento de alguns nevos. Na puberdade há um rápido aparecimento dos nevos. Além da herança genética, a pele clara e a exposição solar são fatores predisponentes para o aparecimento de nevos.

           

Os nevos podem ser planos (pequenas manchas marrom escuras: nevos juncionais) ou elevados (nevos intradérmicos: marrons claros ou cor da pele), ou ter os dois componentes: mancha castanha ao redor e elevado mais no centro (nevos compostos).

           

Os nevos normalmente são simétricos com uma ou duas cores, com bordas regulares e ovais. São comuns na pele, mas podem estar presente em qualquer lugar do corpo incluindo couro cabeludo, palmas e plantas, mucosa ocular, genital, oral. Normalmente não apresentam grandes implicações e não precisam ser retirados, porém a preocupação com os nevos é quando ao melanoma, pois muitos melanomas iniciais são parecidos com nevos, e além disso, um melanoma pode, mais raramente, surgir de um nevo antigo, especialmente quando a pessoa apresenta história familiar ou própria de melanoma.

           

Em algumas situações os nevos podem ser acompanhados regularmente pela dermatoscopia (uso de um microscópio que aumenta em 10x) ou por mapeamento corporal (aparelho que apresenta aumento de 20 a 70x). Mas pode ser indicada a retirada cirúrgica dos nevos em determinadas situações como:

1) Lesão que sofreu modificação (crescimento, alteração de cor, irregularidade, assimetria)

2) Aparência clínica suspeita de melanoma (o médico dermatologista deve acompanhar as lesões regularmente)

3) Razões cosméticas

4) Irritação repetida: lesões em locais de atrito ou trauma podem apresentar irritação com vermelhidão e dor, nesses casos a retirada pode ser recomendada

nevo melanocítico 1
nevo melanocítico 1

nevo melanocítico 2
nevo melanocítico 2

nevo melanocítico 3
nevo melanocítico 3

nevo melanocítico 1
nevo melanocítico 1

1/3